Pandemia

Bagé receberá estudo para identificar perfil de infectados pela Covid-19

Trabalho desenvolvido em parceria entre Unipampa e UFPel ocorrerá nos meses de abril, maio e junho

Identificar o perfil dos infectados pelo novo coronavírus é informação essencial para o Poder Público definir estratégias de combate ao contágio e de prevenção e tratamento da Covid-19. É com esse intuito que começaram a ser desenvolvidos estudos, a partir da aplicação de testes rápidos por amostragem da população. À frente desse estudo, em Bagé, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa)  realizará, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), um inquérito especificamente voltado ao município da Região da Campanha.

O inquérito é uma demanda da reitoria da Unipampa, a partir do contato do reitor Roberlaine Ribeiro Jorge e do pró-reitor adjunto de Extensão e Cultura, Franck Peçanha, com a pesquisadora que está à frente da ação, a professora Débora Pellegrini. Ela faz parte da equipe do estudo estadual que está aplicando os testes rápidos em Uruguaiana e do Comitê Científico do Governo do Estado.

Como Bagé não entrou na amostragem inicial do estudo da UFPel , agora, o município ganhará uma edição específica do inquérito populacional. Participam da equipe da pesquisa, em Bagé os professores da Unipampa Débora Pellegrini, Jenifer Harter, Leonardo Pozza e os professores da Epidemiologia da UFPel, Bruno Nunes e Inácio Crochemore.

Como o estudo irá funcionar
Débora Pellegrini explica que trata-se de um estudo transversal, com objetivo de estimar a prevalência de infecção por Covid-19. “O estudo será realizado através de quatro coletas a serem realizadas nos meses de abril e junho de 2020, em que uma amostra representativa da população será entrevistada e testada para avaliar se possui anticorpos para SARS-CoV-2”, afirma. A condução das coletas e realização dos testes rápidos ficará sob responsabilidade da equipe da Secretaria Municipal de Saúde. 

Não há previsão para a chegada dos testes em Bagé, em função de atrasos na importação, mas a professora da Unipampa destaca que o grupo pretende iniciar a pesquisa imediatamente após a disponibilidade de material.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFPel aprova antecipação de formatura de cursos de saúde Anterior

UFPel aprova antecipação de formatura de cursos de saúde

Ouvidoria disponibiliza sacos vermelhos para descarte de máscaras Próximo

Ouvidoria disponibiliza sacos vermelhos para descarte de máscaras

Deixe seu comentário