Pandemia
Bagé receberá estudo para identificar perfil de infectados pela Covid-19
Trabalho desenvolvido em parceria entre Unipampa e UFPel ocorrerá nos meses de abril, maio e junho
Identificar o perfil dos infectados pelo novo coronavírus é informação essencial para o Poder Público definir estratégias de combate ao contágio e de prevenção e tratamento da Covid-19. É com esse intuito que começaram a ser desenvolvidos estudos, a partir da aplicação de testes rápidos por amostragem da população. À frente desse estudo, em Bagé, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizará, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), um inquérito especificamente voltado ao município da Região da Campanha.
O inquérito é uma demanda da reitoria da Unipampa, a partir do contato do reitor Roberlaine Ribeiro Jorge e do pró-reitor adjunto de Extensão e Cultura, Franck Peçanha, com a pesquisadora que está à frente da ação, a professora Débora Pellegrini. Ela faz parte da equipe do estudo estadual que está aplicando os testes rápidos em Uruguaiana e do Comitê Científico do Governo do Estado.
Como Bagé não entrou na amostragem inicial do estudo da UFPel , agora, o município ganhará uma edição específica do inquérito populacional. Participam da equipe da pesquisa, em Bagé os professores da Unipampa Débora Pellegrini, Jenifer Harter, Leonardo Pozza e os professores da Epidemiologia da UFPel, Bruno Nunes e Inácio Crochemore.
Como o estudo irá funcionar
Débora Pellegrini explica que trata-se de um estudo transversal, com objetivo de estimar a prevalência de infecção por Covid-19. “O estudo será realizado através de quatro coletas a serem realizadas nos meses de abril e junho de 2020, em que uma amostra representativa da população será entrevistada e testada para avaliar se possui anticorpos para SARS-CoV-2”, afirma. A condução das coletas e realização dos testes rápidos ficará sob responsabilidade da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
Não há previsão para a chegada dos testes em Bagé, em função de atrasos na importação, mas a professora da Unipampa destaca que o grupo pretende iniciar a pesquisa imediatamente após a disponibilidade de material.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário